Na tarde desta quarta-feira, dia 10 de agosto, a Aprofurg - Seção Sindical do ANDES-SN realizou mais uma assembleia geral da categoria, na sede do sindicato, campus carreiros da FURG. Na oportunidade, foram escolhidos os nomes para a comissão eleitoral das eleições para a diretoria da Aprofurg - Biênio 2022/2024.

Os(as) professores(as), Janaina Lapuente, Anne Pinheiro Legal e Eder Dion de Paula Costa foram os(as) escolhidos(as) para organizar as eleições para a diretoria do sindicato. Já o professor Rodolfo Carapelli ficou como suplente.

 

Prezados(as) Sindicalizados(as);

Está agendado para o dia 15/08 às 14h, em primeira chamada, assembleia geral extraordinária dos sindicalizados da APROFURG, a ser realizada na sede da APROFURG, tendo como pauta a alteração do estatuto e do regimento interno da APROFURG.  

Enviamos para o e-mail de todos os(as) sindicalizados(as) a sugestão de alteração dos textos de ambos os documentos, que foi construída pelo esforço conjunto das últimas diretorias da APROFURG, comissão de docentes escolhida em assembleia e assessoria jurídica.

O principal objetivo é compatibilizar os dois documentos, de modo que os mesmos não apresentem entre si, divergências. A proposta de atualização dos documentos é também para acompanhar as últimas alterações feitas no estatuto do ANDES.

Para que as propostas sejam aceitas e passem a ter validade, será necessário a concordância/assinatura de 2/3 dos sindicalizados da APROFURG, daí a importância no comparecimento à assembleia, momento em que o tema será melhor debatido.
 

Rio Grande - RS, 08 de agosto de 2022.

 
Márcia Borges Umpierre

CPF: 989.186.130-91

Presidente

 

 

FOTO: Luiz Henrique Schuch

 

Na tarde do último sábado, dia 23 de julho, a Regional Rio Grande do Sul do ANDES-SN realizou a primeira reunião presencial após o início da pandemia. O encontro ocorreu na nova sede da ADUFPel, em Pelotas, e reuniu integrantes de todas as seções sindicais do que compõe a regional: Aprofurg - Seção Sindical do ANDES, AdufPel, Sesunipampa, SindoIF, Seção Sindical do ANDES-SN na UFRGS e Sedufsm. As reuniões presenciais e descentralizadas foram um encaminhamento da última reunião online, realizada no início do mês de junho.

 

A pauta era extensa, e tratava de assuntos tradicionais como os informes e conjuntura, além da construção do Encontro Regional e a campanha unificada das seções para o segundo semestre deste ano. “A reunião do dia 23 de julho foi a primeira reunião presencial da regional desde que iniciou a pandemia de covid-19. E foi fundamental para organizarmos nossa luta pelo Fora Bolsonaro, pela afirmação dos resultados das eleições e contra qualquer golpe eleitoral e pela afirmação da universidade pública, gratuita e de qualidade. Tivemos a presença de todas as seções sindicais gaúchas, e tiramos uma bela agenda política: retomando nossa live sobre a aposentadoria, construindo uma nova campanha publicitária integrada, que vai reforçar o impacto negativo dos cortes orçamentários”, destacou o 1º secretário da regional RS, César Beras.

 

ENCONTRO REGIONAL

Também foi definido o local e a data do encontro da Regional Rio Grande do Sul do ANDES-SN, que será realizado nos dias 23 e 24 de setembro, no litoral norte gaúcho, na cidade de Osório. O evento será organizado e sediado pelo Sindoif.

 

REUNIÕES PRESENCIAIS DESCENTRALIZADAS

A cidade de Santa Maria, através da Seção Sindical dos Docentes da UFSM (SEDUFSM) sediará a próxima reunião presencial da regional Rio Grande do Sul. A data prevista será o dia 20 de agosto.





 

Ficam os(as) Docentes da Universidade Federal do Rio Grande - FURG e IFRS - Campus Rio Grande convocados para a Assembleia Geral a ser realizada no dia 10 de agosto, quarta-feira, na sede da APROFURG*, às 14h em primeira convocação, e, 14h30min, em segunda convocação, com qualquer quorum.

PAUTA:

- Informes;
- Escolha da comissão eleitoral para a eleição da Diretoria da Aprofurg biênio 2022/2024;
- Assuntos gerais.

O não comparecimento de vossa senhoria implicará no acatamento de todas as decisões tomadas na Assembleia.


*Seguindo uma deliberação do 39º Congresso do ANDES-SN, as assembleias ocorrerão de forma descentralizada. As salas de SAP e SVP serão divulgadas posteriormente.

Em São Lourenço do Sul será feriado municipal, portanto os(as) docentes sindicalizados(as) que quiserem participar da AG devem enviar um e-mail até às 13h, do dia 10/08, para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Rio Grande, 05 de agosto de 2022
Marcia Borges Umpierre
Presidenta

 

 

 

Apresentação faz parte do Núcleo de Teatro Tholl e também integra a programação do evento alusivo ao dia do estudante e aniversário da FURG

 

 

As dores da ditadura ainda ecoam, mesmo depois de tanto tempo. Seja na memória dos acontecimentos ou nos palcos, onde a arte instiga o espectador a resgatar as mais diferentes sensações e emoções. Nesta atmosfera é que no próximo dia 10 de agosto, às 19h30min, o Cidec-Sul, no campus Carreiros da FURG recebe a peça “Pai-de-Deus”, que faz parte do Núcleo de Teatro Tholl e relembra o período da ditadura civil-militar. O evento é uma realização da Aprofurg Seção Sindical do ANDES-SN, juntamente com a FURG e Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC), além disso, a peça tem o apoio da Aptafurg e do Cpers. A atividade é aberta ao público em geral, mediante a retirada do Ingresso Solidário, levando um pacote de absorventes na DAC, Aprofurg, Aptafurg ou Cpers, a partir da segunda-feira, dia 25 de julho. Os absorventes serão doados posteriormente às estudantes do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC-FURG).

Segundo a professora da FURG e diretora da Aprofurg - Seção Sindical do ANDES-SN, Magda Vicente, mesmo depois de tantos anos após o término da ditadura, o assunto ainda merece destaque. “Primeiro nós julgamos que é fundamental a reflexão sobre a história do nosso país, e em segundo lugar, vale lembrar que, neste governo, tivemos um recorde de casos de censura e ataques à cultura, por parte do poder executivo. Portanto, nós do sindicato acreditamos que em uma contramão de tudo isso, a cultura e a arte são aliadas ao debate político, instigando o pensamento crítico e reflexivo, e tornando a mensagem mais rápida para a sociedade”, explicou Magda.

O número de ingressos solidários é limitado, portanto a organização reitera para o público não deixar para a última hora. “Não perca a oportunidade de assistir este espetáculo, pois a lotação é de 800 pessoas, então nós orientamos que quem quer assistir a peça no dia 10 de agosto, não deixe para retirar o ingresso em cima da hora”, comentou a professora da Furg.

 

SOBRE O ESPETÁCULO

Como título o apelido dado a um torturador “PAI-DE-DEUS” e que também remete sonoramente a pas de deux, o texto de Valter Sobreiro Júnior é dividido em duas partes. Nessas é apresentada as duas visitas que um jovem (Germano Rusch) faz a um velho (João Schmidt). No encontro, os conflitos estabelecidos na sequência de ações dão conta de memórias terríveis que os ligam a um passado comum: a ditadura militar. São trazidos à tona culpas, remorsos, desespero e violência, ou seja, todo um painel sombrio a evocar essa época, em que a tirania se impunha aos corações e mentes do país.

 

TRANSMISSÃO AO VIVO

Os campi regionais também terão transmissão ao vivo da peça, com exceção de São Lourenço do Sul, que é feriado. Em Santo Antônio da Patrulha será na sala 1209, na Unidade de Bom Princípio, e em Santa Vitória do Palmar, a sala do campus será divulgada em breve. A transmissão terá o apoio da Secretaria de Comunicação da FURG (Secom).

___________________________

SERVIÇO

 

O quê? Peça “Pai-de-Deus” (Núcleo de teatro do Grupo Tholl)

Onde? Cidec-sul, campus carreiros da FURG

Quando? 10 de agosto, às 19h30min

Ingressos? 800 Ingressos Solidários, mediante a doação de 1 absorvente, a partir do dia 25 de julho, na Diretoria de Arte e Cultura (DAC-FURG), Aprofurg, Aptafurg ou Cpers.




Notícias Regionais

NOTÍCIAS DO SINDICATO NACIONAL DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR