
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Diretoria da Aprofurg - seção sindical do ANDES-SN (gestão 2024-26)se posiciona frontalmente contra qualquer forma de ditadura e autoritarismo, que violam os direitos humanos, reprimem os opositores e restringem as liberdades democráticas básicas do seu povo.
Ao mesmo tempo, repudia os princípios antidemocráticos expressos na ação militar do governo dos Estados Unidos sob Donald Trump, que bombardeou o território venezuelano e proclamou para si o direito de governar outra nação, numa demonstração de imperialismo e desrespeito à autodeterminação dos povos. Do ponto de vista da Aprofurg, o princípio central é que o povo deve ser soberano para decidir seu destino, sem viver sob as regras de um ditador, seja ele um autocrata nacional ou um governante estrangeiro que impõe sua vontade por meio de invasões, golpes ou intervenções militares.
Em defesa da Venezuela, o compromisso da Aprofurg é com a soberania popular, o estado de direito e a construção de uma saída democrática que garanta liberdade, dignidade e direitos ao povo venezuelano, sem ditadores e sem ocupações estrangeiras.

.png)


