Na manhã desta sexta-feira, 05 de setembro, a APROFURG - Seção Sindical do ANDES - SN, realizou Assembleia Geral da Categoria presidida pelo professor Gustavo Borba de Miranda - presidente da APROFURG. Durante ampla discussão foi feita Análise de Conjuntura iniciada por Gustavo na qual destacou a preocupação do Sindicato Nacional em relação a Reforma Administrativa. Durante sua fala, o presidente da APROFURG, apresentou as ações em execução para atuar no enfrentamento da Reforma Administrativa, especialmente, no sentido de combater os impactos negativos que poderão atingir os servidores públicos.  

Entre outros apontamentos dos participantes, professoras e professores refletiram que a Reforma Administrativa como está imposta deve agravar ainda mais as condições de trabalho da categoria e contribui para o aumento do adoecimento de servidores públicos e de estudantes.

A Reforma Administrativa também visa reduzir a capacidade do estado, visa a redução da possibilidade de concursos públicos e por consequência o aumento do processo de adoecimento da categoria, como apresentou a categoria docente. Neste sentido, lembrou-se a necessidade de discussão das atividades nos dias 10 e 11 de setembro para debater sobre essas questões conjuntamente como momentos essenciais de paralisação e reflexão sobre os rumos do funcionalismo e da democracia.

Além disso, foi lembrado o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro como um marco para a defesa da democracia do país. 

Após intensa discussão, foi aprovada, por ampla maioria, na Assembleia desta sexta-feira, as ações das APROFURG - Seção Sindical do ANDES-SN, contra a Reforma Administrativa que serão: uma mobilização no dia 10 de setembro e paralisação no dia 11 de setembro. As iniciativas buscam chamar a atenção para o tema, elucidar a categoria docente sobre os motivos para ser contra a Reforma Administrativa e reunir mais pessoas para melhor compreensão sobre os prejuízos aos servidores públicos que a Reforma Administrativa pode ocasionar. 

O momento foi também a oportunidade da categoria dialogar sobre a saúde mental de docentes e discentes e a importância desta temática estar em discussão para contribuir em um ambiente saudável para toda a comunidade acadêmica. 

 

WhatsApp Image 2025 09 05 at 13.55.08  WhatsApp Image 2025 09 05 at 13.55.08 1  

WhatsApp Image 2025 09 05 at 13.55.08 2   WhatsApp Image 2025 09 05 at 13.55.05 1

Topo