Entre as pautas, o ensino remoto, o calendário emergencial, a carga horária e número de alunos, além do reuni digital foram destaque na discussão
A Aprofurg - Seção Sindical do ANDES-SN realizou na tarde de ontem, dia 14 de julho, mais uma assembleia geral online da categoria dos professores e das professoras do IFRS - Campus Rio Grande e da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Várias pautas fizeram parte do encontro, com destaque para o calendário emergencial e o Reuni Digital.
Precisamente às 17h, em segunda chamada, os professores e as professoras presentes na assembleia geral online iniciaram o debate. Depois dos tradicionais informes, a presidenta da Aprofurg, Marcia Umpierre abordou o ponto sobre o Ensino Remoto, com destaque da pesquisa realizada pelo Grupo de Trabalho de Política Educacional (GTPE) sobre as condições de trabalho dos(as) docentes durante a pandemia. A assembleia aprovou a realização de uma nota sobre este tema.
Já o segundo ponto de pauta foi o calendário emergencial da FURG. Após uma análise detalhada, os professores e professoras debateram sobre a atual situação entre os semestres, períodos de exame e períodos sem aula. Por unanimidade, os(as) presentes aprovaram a revisão do calendário da graduação e da pós-graduação. Agora, o Sindicato vai requerer essa revisão junto ao Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (COEPEA) da Furg.
A carga horária e o número de alunos também foram debatidos na assembleia geral da Aprofurg. Os(As) professores(as) discutiram as dificuldades dos(as) docentes que atuam em diversos cursos, inclusive com relatos dos próprios sindicalizados e das sindicalizadas presentes na assembleia. Dois encaminhamentos foram aprovados por unanimidade na assembleia. O primeiro será uma reunião que vai ocorrer no próximo dia 30 de julho, às 10h, que tratará especificamente sobre o tema da carga horária e do número de alunos. O segundo encaminhamento diz respeito a uma solicitação formal e um convite às pró-reitorias da Universidade para discutir o assunto de forma mais aprofundada.
O último tópico da assembleia geral foi o “Reuni Digital: Plano de Expansão da EAD nas IES públicas federais”. A professora da FURG e diretora da APROFURG, Sabatha Dias fez uma apresentação para sintetizar o tema para os sindicalizados e sindicalizadas. Um amplo debate foi realizado e houve diversas intervenções de quem participava da discussão. De forma unânime, a APROFURG - Seção Sindical do ANDES-SN definiu o seu posicionamento contra o Reuni Digital.
Por fim, ainda foi aprovada a realização de uma nota contrária ao Edital 35 do MEC, que trata sobre o “Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial Continuada de Professores e Diretores Escolares”.