Comissão eleitoral composta por professores e professoras foi eleita durante o debate da assembleia geral de ontem, dia 5 de março.



Na tarde do último dia 5 de março, os (as) docentes sindicalizados (as) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e do IFRS - Campus Rio Grande participaram da Assembleia Geral da categoria na APROFURG - Seção Sindical do ANDES-SN. Diversas pautas foram debatidas no encontro, entre elas a análise de conjuntura, avaliação do 39º Congresso do ANDES-SN, assuntos gerais, informes e a eleição da comissão eleitoral da diretoria da APROFURG. Vale lembrar que as eleições do sindicato ocorrem nos dias 12 e 13 de maio.

Esta foi a primeira assembleia geral de forma descentralizada, ou seja, os campi de Santo Antônio da Patrulha, Santa Vitória do Palmar e São Lourenço do Sul puderam participar de forma online e realizar intervenções e votações através da internet. Isso só foi possível através de uma deliberação do 39º Congresso, que ocorreu em São Paulo, no início de fevereiro. O evento do ANDES-SN acontece uma vez por ano e serve para definir e organizar as ações do Sindicato Nacional em todo o país.

 

COMISSÃO ELEITORAL

 

Durante os debates foram escolhidos os quatro nomes de professores e professoras que vão organizar as eleições da diretoria da APROFURG. Os(as) escolhidos(as) pela categoria foram: Anderson Lobato e Éder Dion de Paula Costa, ambos da Faculdade de Direito da FURG (FADIR), Elizangela Martha Radmann da Escola de Química e Alimentos da FURG (EQA) e Jara Lourenço da Fontoura, do Instituto de Educação (IE). A comissão terá a tarefa de estabelecer e cumprir as normas legais do edital que orienta a escolha da nova diretoria da APROFURG. Além disso, os(as) docentes vão organizar as normativas e deliberações referentes ao processo de escolha das chapas dos futuros diretores e diretoras da APROFURG na gestão 2020/2022.

Também ficará a cargo da comissão eleitoral avaliar como serão os encaminhamentos e deliberações sobre a eleição do Conselho de Representantes e do Conselho Fiscal da APROFURG, além de como a escolha será feita (em uma única eleição ou de forma separada). Já foi criado um espaço no site da APROFURG específico com o nome “COMISSÃO ELEITORAL 2020” onde serão publicadas todas as atas e documentos referentes ao pleito.

 

PRÓXIMA ASSEMBLEIA

No próximo dia 11 de março, quarta-feira, vai ocorrer mais uma assembleia geral da categoria docente. Na pauta estão temas importantes como a adesão à greve nacional da educação do dia 18 de março e o indicativo de greve da categoria docente. O encontro será na sede da APROFURG, às 13h30min.



Assessoria APROFURG