PROFESSORES DA FURG E DO IFRS APROVAM GREVE NO DIA 13 DE AGOSTO

Em assembleia geral, categoria aprovou por unanimidade a paralisação das atividades no próximo dia 13 de agosto na cidade do Rio Grande

 

Na tarde da última quinta-feira, no primeiro dia do mês de agosto, os professores e as professoras da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e do IFRS - Campus Rio Grande se reuniram na sede da APROFURG - Seção Sindical do ANDES-SN para mais um assembleia geral da categoria docente. Entre as pautas estava a avaliação do programa “Future-se”, que pretende entre outros aspectos privatizar as universidades federais, o indicativo de greve por tempo indeterminado - com várias reivindicações - e a participação na greve nacional da educação. Por unanimidade, a assembleia aprovou a participação na greve, que vai ocorrer no próximo dia 13 de agosto, em todo o país.

No portal oficial do Ministério da Educação (MEC), o governo diz que "O Future-se busca o fortalecimento da autonomia administrativa, financeira e da gestão das universidades e institutos federais. Essas ações serão desenvolvidas por meio de parcerias com organizações sociais". O professor da FURG e membro da diretoria do sindicato, Lucas Cerqueira realizou uma breve apresentação sobre o projeto e explicou alguns eixos centrais, além da real intenção do MEC em relação às universidades públicas, gratuitas, de qualidade, laicas e socialmente referenciadas.

“Este é um projeto de privatização da universidade pública pelas suas entranhas. O projeto propõe que as Universidades e os Institutos Federais passem a ser administrados por uma Organização Social (OS), colocando o patrimônio público nas mãos da iniciativa privada e deixando ao mercado o controle da construção do conhecimento em nosso país”, explicou Cerqueira.

“Outro ponto que nos preocupa é a previsão de um fundo de investimento gerido pela OS, o qual prevê como garantia os bens patrimoniais das IFEs - prédios, laboratórios, maquinários e equipamentos de pesquisa, entre outros. Essa lógica do fundo de investimento muda a forma como compreendemos a educação, a qual passa a ser tomada por um viés produtivista e pragmático, voltada unicamente para a produção de resultados imediatos, com enfoque em um tipo muito específico de resultado: o financeiro, sob a forma de LUCRO”, concluiu o professor.

13 DE AGOSTO

Durante o 64º CONAD, segundo maior evento do ANDES-SN e que ocorreu em Brasília no mês de julho, o plano de lutas do Sindicato Nacional  foi atualizado e deliberou pela Greve Nacional do dia 13 de agosto. A APROFURG esteve presente no evento e trouxe as decisões para conversar com a sua base na assembleia do dia 1º de agosto. Na oportunidade, os professores e as professoras votaram pela adesão da Greve Nacional da Educação, que tem como temas centrais a defesa da educação, da democracia e contra a reforma da previdência e outros retrocessos. Vale ressaltar que a aprovação ocorreu de forma unânime.

INDICATIVO DE GREVE

Também durante a assembleia geral da APROFURG foi aprovado um indicativo de greve com uma extensa pauta de reivindicações. O presidente da APROFURG, Cristiano Engelke, explicou que a greve do dia 13 de agosto é diferente do indicativo de greve. “Uma coisa é a greve do dia 13, que já foi aprovada pelos professores e professoras, outra coisa é o indicativo de greve, que marca o início de várias discussões e serve como uma sinalização para a sociedade e para o ANDES-SN do posicionamento da categoria docente na FURG e IFRS - Campus Rio Grande”, comentou Engelke.

 

Pauta de Reivindicações do indicativo de Greve

- Defesa dos serviços públicos;

- Reajuste salarial, paridade e isonomia;

- Contra os cortes do orçamento das universidades e dos institutos federais ;

- Defesa da autonomia universitária ;

- Revogação da EC 95/2016;

- Contra a reforma da previdência;

- Estabilidade dos servidores públicos ;

- Contra o Programa Future-se;

- Respeito à lista tríplice na nomeação de reitores ;

- Defesa da educação básica pública, gratuita e de qualidade;

- Contra a degradação do meio ambiente.

logo-facebookTwitter-High-Quality-PNG

Contato

Endereo: Av. Itlia, km 08 - Bairro Carreiros, Rio Grande - RS, 96203-000

Telefone:(53) 3230-2522 / 3230-1939

Whatsapp: (53) 98131-6441

aprofurg@aprofurg.org.br