64 CONAD INICIA OS TRABALHOS EM BRASÍLIA

Começou na manhã de hoje, dia 11 de julho e se estende até o próximo domingo, dia 14, a 64º Edição do CONAD, um dos eventos mais importantes do ANDES-SN. As atividades ocorrem em Brasília (DF), na Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB).  O tema central deste ano é: “Em defesa da educação pública, dos direitos sociais e das liberdades democráticas”. A APROFURG - Seção Sindical do ANDES-SN marca presença mais uma vez no evento com 1 delegado e 3 observadores (as). A escolha da delegação ocorreu no dia 22 de maio, em assembleia geral realizada na sede do Sindicato.

O 64º Conad é realizado em meio a um contexto de lutas aos constantes ataques à educação pública e a Previdência Social provenientes do atual governo. Universidades, Institutos Federais e CEFETs sofrem com cortes de verbas, ataques à liberdade de aprender e ensinar e com a flexibilização de direitos. 

 

A primeira atividade do dia foi a apresentação da Quadrilha Brilho do Luar, um tradicional grupo folclórico, que foi fundado no ano de 1990, na Região Administrativa (RA) de Paranoá, tendo como objetivo a manutenção das tradições juninas e cultura nordestina, visto que seus fundadores vieram do nordeste e não abandonaram sua raiz cultural. Além disso, a quadrilha Brilho do Luar mantém o intuito de propagar a alegria e a irreverência aos locais onde se apresenta.

 

Logo após o espetáculo teve início a Plenária de Abertura e a Plenária de Instalação. O representante da reitoria da Universidade de Brasília, Paulo Cesar Marques salientou durante a sua fala, a importância de um evento desta magnitude acontecer na capital do País. “É uma alegria ver a ADUnB voltar a sediar um evento do ANDES-SN. A realização desse Conad se reveste de uma importância singular, pois o momento que nós estamos vivendo é ímpar, e o peso de falar mais próximo e mais de perto a quem precisa nos ouvir é essencial”, explicou Marques.

 

O professor da UnB ainda salientou que a unidade da luta tem que ser cada vez mais forte. “Precisamos dessa força e aliança, nós estamos atuando junto a administração da Universidade, e a reitoria reconhece a importância da unidade e da luta, para uma educação pública, gratuita e de qualidade, e das instituições públicas de ensino de um modo geral”, acrescentou.

 

Para o delegado e presidente da APROFURG, Cristiano Engelke a semana do CONAD começou de forma triste. “Um dia muito importante na nossa história, porém triste, a aprovação da reforma da previdência em primeiro turno, no último dia 10 de julho, representou uma perda sem precedentes aos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil, bem no dia em que a nossa delegação chegou na cidade de Brasília”, disse Engelke.

 

O presidente da Aprofurg também comenta os próximos passos e a realização do 64º CONAD na cidade de Brasília. “A gente inicia o evento dentro do espaço da ADUnB em um momento histórico, importante e fundamental. Eu desejo que nós possamos organizar e reconstruir a luta em um dos momentos mais importantes da classe trabalhadora brasileira. Os ataques que sofremos com a reforma da previdência não terminam por aí, além disso, outros ataques já estão acontecendo e seguirão se aprofundando cada dia mais”, reiterou.

 

Segundo a observadora e vice-presidente da APROFURG, Marcia Umpierre os brasileiros e as brasileiras não podem ter memória curta. “Passamos por um momento muito triste para todos nós trabalhadores e trabalhadoras, tanto da iniciativa privada, quando da esfera pública. O Conad tem um papel fundamental neste momento e serve para que a gente possa organizar as nossas lutas e pensar nas estratégias de como vamos seguir atuando até a chegada do texto da Reforma da Previdência no Senado. É importante nós ficarmos organizados e mobilizados, para mostrarmos para os deputados e deputadas que nós não vamos esquecer seus nomes e eles não serão reeleitos, pois nós não admitimos que essas pessoas que votam contra o povo, sejam representantes do povo”, comentou Marcia.

Durante o período da tarde ocorreu a Plenária do Tema I - “Movimento Docente e Conjuntura: avaliação da atuação do ANDES-SN frente às ações estabelecidas no 38° CONGRESSO.

 

Lançamento da 64º Revista Universidade e Sociedade

 

Também durante a plenária de abertura foi lançada a edição nº 64 da Revista Universidade e Sociedade com o tema “Transformações no Mundo do Trabalho e Opressões de Gênero”. A revista traz artigos e entrevistas, como a da ativista Débora da Silva, coordenadora do movimento Mães de Maio, que luta contra a violência de Estado, e com a parlamentar argentina, Romina Del Plá. Além de reportagens e outras contribuições relacionadas ao tema.

 

Para Luiz Blume, 1º vice-presidente da Regional Nordeste III do ANDES-SN e membro da diretoria executiva da revista, a publicação é importante para contribuir na formação dos docentes e instrumentalizar os debates da categoria. “Essa revista é o nosso maior patrimônio. Nós somos trabalhadores intelectuais, o nosso ofício é pensar ciência e fazer política. Então, é importantíssimo os professores enviarem artigos à revista para que ela se mantenha. Pedimos, ainda, a colaboração e empenho dos colegas em divulgá-la tanto impressa quanto por meio digital”.

 

Números 64º CONAD

 

Estão presentes na 64ª edição do Conad 50 delegados e 120 observadores, representando 58 seções sindicais, além de dois convidados. Também foram credenciados 38 diretores do ANDES-SN, totalizando 210 participantes. 

 

Ato 12 de Julho

 

O Conad é uma instância deliberativa do ANDES-SN. Entre as suas atribuições, estão a implementação de decisões retiradas do último congresso do sindicato; a análise de relatórios financeiros, prestação de contas e previsões orçamentárias da entidade; e a criação de comissões ou grupos de trabalho. Neste ano, coincidirá com o Dia Nacional de Lutas e com o Congresso na União Nacional dos Estudantes (Conune). Dessa forma, os docentes participantes também irão integrar-se ao ato que acontecerá na capital no dia 12, às 10h, com concentração em frente ao Museu Nacional.

logo-facebookTwitter-High-Quality-PNG

Contato

Endereo: Av. Itlia, km 08 - Bairro Carreiros, Rio Grande - RS, 96203-000

Telefone:(53) 3230-2522 / 3230-1939

Whatsapp: (53) 98131-6441

aprofurg@aprofurg.org.br