PROFESSORES e professoras DA FURG E DO IFRS VÃO PARALISAR ATIVIDADES NO DIA 30 DE MAIO

A Aprofurg - Seção Sindical do ANDES-SN realizou mais uma assembleia geral na tarde do último dia 27 de maio. Entre as pautas estava o indicativo de paralisação para o dia 30 de maio, que foi aprovado por unanimidade pelos professores e professoras da FURG e do IFRS. O dia 30 tem como eixo central o 2º Dia Nacional em Defesa da Educação Pública. Vale lembrar que no último dia 15 de maio também foi aprovada uma greve geral da educação.

Para a vice-presidente da APROFURG, Marcia Umpierre o dia 30 é de extrema importância para a atual conjuntura. “Esse dia foi chamado inicialmente pelos estudantes e nós compreendemos como sindicato de professores e professoras que era importante estarmos na rua junto com eles. Nesse momento estar na rua é fundamental para continuar dialogando com a comunidade”, explicou Marcia.

A professora ainda lembra que as movimentações nas ruas mostram que a sociedade não está silenciada e nem acovardada com a atual conjuntura. “Nós estamos em estado de alerta e precisamos continuar dialogando com as pessoas. As pautas do dia 30 são variadas, mas podem ser exemplificadas desde a reforma da previdência, os cortes de verbas na educação e o ataque frontal pela liberdade de ensinar e aprender que nós viemos sofrendo dentro das universidades”, comentou a vice-presidente da Aprofurg.

Já para o professor da FURG e membro da diretoria da Aprofurg, Eduardo Forneck o dia 30 é uma construção que já nasceu a partir do dia 15 de maio. “Para os colegas da comunidade acadêmica que não se manifestaram ainda, ou não se sentiram motivados para ir para a rua essa é a hora de mostrar a nossa indignação. Nós temos ouvido de várias reitorias que o segundo semestre do ano está muito comprometido e em risco de não acontecer por falta de verbas, e a FURG está entre estas universidades”, salientou Forneck.

A ideia dos professores e das professoras da FURG é não ficar na passividade. “Se nós não fizermos algo pró-ativamente no sentido da defesa da educação pública, gratuita e de qualidade, nós vamos acabar parando por falta de verbas. Então a ideia é simples, ou paramos para dar um claro recado da importância da educação para a sociedade ou a gente vai ser parado a força pelos recursos escassos, o que é muito ruim”, concluiu o professor.

 

PROGRAMAÇÃO

A programação para a quinta-feira, dia 30 de maio é extensa e intensa. A maioria das atividades vão se concentrar no Largo Dr. Pio, no centro da cidade. No final da tarde também vai ocorrer uma passeata envolvendo estudantes da furg, ifrs e de várias outras escolas, docentes, técnicos em educação e comunidade em geral.


7H ÀS 9H - PANFLETAGEM PÓRTICO ENTRADA -  CAMPUS CARREIROS FURG


A PARTIR 9H - EDUCAÇÃO E CIÊNCIA NA PRAÇA - LARGO DR.PIO E PRAÇA TAMANDARÉ


17H30MIN ÀS 18H30MIN - CONCENTRAÇÃO CAMINHADA + CIRANDA CULTURAL COM ESCOLAS DA CIDADE - LARGO DR.PIO


18H30MIN - PASSEATA EM PROL DA EDUCAÇÃO - SAÍDA LARGO DR.PIO

logo-facebookTwitter-High-Quality-PNG

Contato

Endereo: Av. Itlia, km 08 - Bairro Carreiros, Rio Grande - RS, 96203-000

Telefone:(53) 3230-2522 / 3230-1939

Whatsapp: (53) 98131-6441

aprofurg@aprofurg.org.br