NOTA DIRETORIA APROFURG - 31.10.2018

 

 

 

NOTA DA DIRETORIA DA APROFURG

 

A diretoria da APROFURG reitera seu compromisso com a luta em defesa do Ensino Público, Gratuito e de Qualidade. Diante dos diversos episódios de ameaças diretas e indiretas ocorridos nas Universidades brasileiras nos últimos dias, incluindo a FURG, declaramos que não aceitaremos a censura. A Universidade é um espaço plural e, portanto, deve prezar pela liberdade de expressão, além de ter garantido na Constituição, seu caráter autônomo. A atividade docente deve ser sempre livre e não aceitaremos interferências externas que venham a cercear o trabalho de sala de aula, o que é o mínimo que se espera do processo ensino-aprendizagem em uma sociedade democrática.

As palavras do Ministro Marco Aurélio de Mello, quando declara que “O saber pressupõe liberdade, liberdade no pensar, liberdade de expressar ideias. Interferência externa, é de regra, indevida. Toda a interferência é, de início, incabível. Por isso é perigosa, em termos de Estado Democrático de Direito.”, expressam o nosso pensamento.

Sendo assim, estamos disponibilizando o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. como um canal de comunicação para que os/as docentes possam apresentar informações sobre acontecimentos que vierem ocorrer durante suas atividades acadêmicas, que contrapõem a liberdade de cátedra e ferem a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

Para que o nosso Sindicato seja forte necessitamos da participação de todas e todos os professores e desta forma convocamos a categoria para que participe nos espaços e atividades da APROFURG.

 

Sindicalize-se!!!

Se fere a nossa existência, seremos a resistência!!

Não ao fascismo!!

Em defesa da Universidade Pública!!

Em defesa das Liberdades Democráticas!!

 

Rio Grande, 31 de outubro de 2018

APROFURG – Seção Sindical ANDES/SN

logo-facebookTwitter-High-Quality-PNG

Contato

Endereço: Av. Itália, km 08 - Bairro Carreiros, Rio Grande - RS, 96203-000

Telefone:(53) 3230-2522 / 3230-1939