nota aprofurg aprovada na assembleia geral do dia 16 de outubro

NOTA DA APROFURG

    O país vive um dos seus momentos mais graves e tensos da sua história recente. O acirramento das posições políticas e o aprofundamento da luta de classes fez emergir e ressurgir movimentos extremados e violentos. O crescimento do fascismo no Brasil é preocupante e não pode silenciar as entidades que representam a classe trabalhadora, que por natureza e identidade, estão alinhadas com a defesa dos valores republicanos da Democracia, em defesa dos direitos humanos e das minorias. As eleições atuais se revelaram como elemento catalisador de mais ódio e intolerância na busca pelo poder e controle do Estado.

    A APROFURG – Seção Sindical Andes/SN se coloca na defesa intransigente da DEMOCRACIA como uma alternativa legal e institucionalizada que possibilita as condições para o Estado oferecer ao cidadão justiça social, a garantia dos direitos sociais e civis, a liberdade individual e política, o respeito às diferenças e à diversidade e a redução das desigualdades.

    O debate político é essencial na vida em sociedade. O respeito ao contraditório, às instituições, às leis e às urnas são fundamentais para o fortalecimento democrático. Todas as formas de violência são repudiáveis, pois favorecem modelos autoritários e antidemocráticos. A neutralidade não é uma opção, ela favorece o opressor.

    A APROFURG alerta à comunidade acadêmica e à sociedade em geral quanto aos perigos iminentes do fascismo e reafirma a sua defesa da Universidade Publica, gratuita e de qualidade, da liberdade política e de associação em entidades representativas de classe, e dos direitos humanos. Além disso, a Diretoria se coloca contra todas as formas de discriminação e opressão que atingem principalmente negros, mulheres, indígenas, homossexuais, pessoas trans, imigrantes, estrangeiros, pessoas com deficiência, pequenos agricultores e trabalhadores assalariados.
 
    Por justiça social, contra o fascismo e a opressão lutaremos sempre!

Rio Grande, 16 de outubro de 2018
APROFURG – Seção Sindical ANDES/SN

logo-facebookTwitter-High-Quality-PNG

Contato

Endereço: Av. Itália, km 08 - Bairro Carreiros, Rio Grande - RS, 96203-000

Telefone:(53) 3230-2522 / 3230-1939