COMISSÃO DA VERDADE RETOMA ATIVIDADES NA APROFURG

Na tarde de ontem, dia 15 de agosto foi realizada a primeira reunião que marcou a retomada das atividades da comissão da verdade da APROFURG - Seção ANDES/SN. Sob a coordenação do professor da FURG e presidente da APROFURG, Cristiano Engelke foram definidos diversos encaminhamentos para os próximos meses. A comissão da verdade é composta por cerca de dez pessoas, entre professores e alunos da universidade. O encontro aconteceu na sede do sindicato, no campus carreiros da FURG.

 

Durante a conversa foram definidos direcionamentos, como por exemplo algumas pesquisas a serem feitas pelos membros da comissão, a organização de uma publicação para ser lançada, além do pensamento e montagem de um calendário periódico de reuniões da comissão. Outro ponto discutido no encontro foi a realização de um evento, que deve acontecer no final do semestre, entre o final do mês de novembro e início de dezembro deste ano.

 

Para o presidente da APROFURG, Cristiano Engelke a história da ditadura é uma parte importante que não pode ser deixada de lado pelo Sindicato. “É muito importante retomar as atividades da comissão da verdade, pois temos muito assunto para debater sobre a questão da ditadura e a relação com a universidade. Essa pauta infelizmente não teve o tratamento adequado e não houve ao longo da história a preocupação para o resgate da verdade”, explicou Engelke.

 

 

 

CONVITE

 

A APROFURG convida a todos (as) interessados (as) para participarem da comissão da verdade e acompanharem os desdobramentos pela página do Facebook  e pelo nosso portal.

 

COMISSÃO DA VERDADE NACIONAL

 

A APROFURG - Seção Sindical do ANDES/SN também possui representatividade na Comissão da Verdade Nacional do ANDES. Durante a Plenária sobre Questões Organizativas e Financeiras, no 63º CONAD, que ocorreu em Fortaleza, no fim de junho, os delegados elegeram os novos membros da Comissão da Verdade do ANDES-SN para o próximo biênio. Quatro nomes foram apresentados pelas seções sindicais. Após as falas que justificaram as indicações, foram escolhidos como titulares os docentes Josefa Lopes (Apruma SSind.), Alexandre Marcondys (Sindunifap – SSind.) e Wanderson Fábio de Mello (Aduff SSind.) e como suplente o docente Cristiano Engelke (Aprofurg) e Flavio Pereira (Adunioeste SSind.). A comissão será ainda composta por dois representantes da Diretoria Nacional, Ana Maria Estevão, 3ª vice-presidente, e Erlando Rêses, 3º tesoureiro.

 

HISTÓRICO

 

Aprovada em março de 2013, durante o 32º Congresso do Sindicato Nacional, a Comissão da Verdade foi criada com o propósito contar a versão dos trabalhadores perseguidos nas universidades, uma vez que há várias discordâncias em relação à forma como foi constituída e como trabalhou a Comissão Nacional da Verdade, instituída pelo governo federal.

 

Desde que foi estabelecida, a Comissão da Verdade do ANDES-SN já realizou dois seminários nacionais e publicou o Caderno 27 do ANDES-SN “Luta Por Justiça e Resgate da Memória”.

 

 

Assessoria de Imprensa APROFURG

logo-facebookTwitter-High-Quality-PNG

Contato

Endereço: Av. Itália, km 08 - Bairro Carreiros, Rio Grande - RS, 96203-000

Telefone:(53) 3230-2522 / 3230-1939