Nota da diretoria da APROFURG sobre o corte de bolsas da CAPES

Diante da Nota do Conselho Superior da CAPES  ao Ministro do MEC (Of. 245/2018) publicada no dia 02 de agosto de 2018, a Diretoria APROFURG se coloca frontalmente contra o anunciado possível corte das bolsas de pós-graduação de 93 mil discentes pesquisadores e pesquisadoras, de 105 mil bolsistas do Programa  Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), a partir de agosto de 2019, e ainda, contra o fim de programas de fomento da CAPES com destino ao exterior.

 

É de amplo conhecimento o caráter golpista do atual governo e do sucateamento da pesquisa e ensino no Brasil. Deve-se ressaltar que esses cortes estão diretamente relacionados com a PEC do Fim do Mundo (Emenda Constitucional 95).

 

Não mediremos esforços na luta contra esta medida e em defesa da educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada, além de políticas voltadas ao desenvolvimento da ciência e tecnologia em nosso país.  Dar um BASTA a todo esse desmonte da educação pública brasileira é dever da APROFURG, Seção Sindical do ANDES-SN, bem como de todos e todas que ainda acreditam e lutam por um país mais justo e soberano.

 

Neste sentido, dia 10 de agosto, "DIA DO BASTA", várias mobilizações estão sendo chamadas por todas as Centrais Sindicais do país. Precisamos unir forças e lutar para revogar a EC 95 e todas contrarreformas que visam tirar os direitos dos trabalhadores que estão em vigor ou aguardando votação.

Rio Grande, 03 de agosto de 2018

 

Diretoria da APROFURG

 

logo-facebookTwitter-High-Quality-PNG

Contato

Endereço: Av. Itália, km 08 - Bairro Carreiros, Rio Grande - RS, 96203-000

Telefone:(53) 3230-2522 / 3230-1939