Terceiro dia do 63 CONAD é marcado pela votação de diversos Textos de Resolução

O terceiro e penúltimo dia do 63º CONAD começou com as últimas reuniões dos seis grupos mistos que discutiram o tema IV "Questões organizativas e financeiras". A APROFURG Seção Sindical ANDES-SN contou mais uma vez com representatividade nos seis espaços do debate, espalhados pela Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Na parte da tarde, os participantes iniciaram as atualizações dos planos de lutas do Sindicato Nacional e aprovaram uma série de deliberações, que servem para orientar a luta da categoria docente no próximo período. A Plenária do tema II "Avaliação e Atualização dos Planos de Lutas: Educação, Direitos e Organização da(o)s Trabalhadora(e)s trouxe a discussão dos grupos mistos para votação dos delegados e delegadas do 63º CONAD.

Sobre o Texto de Resolução (TR) 38, intitulado "Estancar a privatização da Petrobrás, da água e da Eletrobrás: em nome da soberania nacional, exigir a recomposição dos recursos necessários para a educação", o professor da FURG e observador Billy Graeff se inscreveu para falar. Durante a discussão do ponto que tratava sobre a atuação do ANDES junto ao processo eleitoral nacional de 2018, o representante da APROFURG - Seção Sindical ANDES-SN defendeu que o sindicato apresentasse o seu projeto de Universidade e as suas bandeiras de luta para a sociedade.


O observador do 63º CONAD e membro da diretoria da APROFURG "Democracia em Movimento", Eduardo Forneck durante a discussão do TR 7 "Avaliação e atualização do plano de lutas de política agrária, urbana e ambiental" defendeu a manutenção da proposta de consolidação, que trata sobre a defesa da agroecologia, a produção e o consumo de seus alimentos.


Além disso, a proposta apoiava as iniciativas populares e a produção agroecológica de alimentos de origem vegetal e animal. Outro ponto do texto é o fortalecimento dos projetos políticos pedagógicos do campo, visando o fomento e apoio às iniciativas agroecológicas de cooperativas populares.

TR 11

Já se passava das 20h e a mesa anunciou que iria ser discutido o polêmico TR 11 "Combater o Golpe, defender a universidade, a democracia e a liberdade de Lula: constituir comitês nas IES". Imediatamente 38 sindicalizados se inscreveram para debater o tema, número expressivo se comparado aos outros TRs. Um a um, os professores foram defendendo os seus pontos de vista a respeito do golpe e da liberdade do ex-presidente Lula. Os/As delegados/as realizaram diversas votações para dar continuidade nas falas dos colegas docentes sobre a supressão ou manutenção da TR.


Após mais de duas horas de discussão da categoria, sempre de forma democrática, iniciou-se o processo de votação. Estavam presentes no auditório 57 dos/as 61 delegados/as do 63º CONAD. Com nenhuma abstenção, 30 votaram a favor da supressão e 27 pela manutenção do Texto Resolução (TR). Os debates e as votações dos demais TRs seguiram até às 23h30min.

 

NÚMEROS CONAD


A organização do 63º CONAD divulgou os números oficiais de participantes do evento na capital cearense. No total, 308 pessoas estão colaborando com o CONAD na Universidade Estadual do Ceará.

 

_____________________________________

Seções Sindicais: 70
Delegados/as: 61
Observadores/as: 210
Convidados/as: 5
Diretores/as: 32
Total de participantes: 308

 

Assessoria de Imprensa APROFURG

logo-facebookTwitter-High-Quality-PNG

Contato

Endereço: Av. Itália, km 08 - Bairro Carreiros, Rio Grande - RS, 96203-000

Telefone:(53) 3230-2522 / 3230-1939

Whatsapp: (53) 98131-6441

aprofurg@aprofurg.org.br