Com 91 % dos votos, a chapa “Democracia em Movimento” foi eleita e estará à frente da diretoria da APROFURG nos próximos 2 anos. No ANDES-SN, a chapa 2 “Renova Andes” venceu a disputa em Rio Grande
Na tarde desta sexta-feira, dia 11 de maio, foi realizado o escrutínio das eleições para a diretoria da Associação dos Professores da Universidade Federal do Rio Grande (APROFURG) e do ANDES-SN. No final da manhã, as urnas localizadas nos outros campus da FURG, em Santo Antônio da Patrulha, São Lourenço do Sul e Santa Vitória do Palmar já estavam à espera da comissão eleitoral local para realizar a apuração. Além destas três urnas, em Rio Grande, os professores sindicalizados puderam votar no Campus Carreiros, Hospital Universitário e no IFRS.
Por volta das 14h30min, os membros da Comissão, juntamente com integrantes da chapa “Democracia em Movimento”, e a atual diretoria da APROFURG realizaram o escrutínio nas dependências do prédio da Associação. Participaram da apuração o presidente da comissão eleitoral local, Anderson Lobato, além dos professores Sérgio Barcellos e Milton Paiva, que também integraram a comissão durante todo o processo.
As urnas foram abertas uma a uma e os votos válidos contabilizados, juntamente com os brancos e nulos. A apuração sempre começava pela disputa nacional do ANDES-SN e depois seguia para a chapa local da diretoria da APROFURG. A chapa “Democracia em Movimento” obteve um total de 139 votos dos 153 computados. Já na disputa nacional, a vencedora foi a chapa 2 “Renova Andes”, com 74 votos. A chapa 1 “Andes Autônomo e de Luta” fez 65 votos.
O presidente da Comissão Eleitoral Local e professor da FURG, Anderson Lobato, explicou que as eleições transcorreram da melhor forma possível, superando todas as expectativas. “São dois processos eleitorais que ocorreram com o mais absoluto sucesso. Nós não tivemos nenhum incidente nas seis urnas distribuídas para a votação”, disse Lobato.
Além disso, o professor destacou a transparência e a imparcialidade da comissão durante todas as etapas do edital de convocação das eleições. “O processo eleitoral tem que ser todo transparente e a comissão eleitoral foi eleita pela assembleia geral e passou, a partir dali, a assumir todo o processo”, comentou Lobato. O presidente da comissão disse ainda que mais de 600 mesários se inscreveram para as seis seções eleitorais, e que não foi fácil fazer a organização e distribuição de tantos alunos para ajudar nos dois dias de votação. “Não foi fácil organizar os mesários, mas sempre estivemos publicando as informações no site da APROFURG e nas redes sociais da Associação. E vale ressaltar que isso não seria possível sem o apoio da equipe de funcionários da APROFURG”, concluiu.
Já para o novo presidente eleito, Cristiano Ruiz Engelke, que vai tomar posse no próximo dia 06 de junho, o desafio de estar à frente de um sindicato como a APROFURG é imenso. “O grande desafio é a APROFURG voltar a fazer parte da vida de professores e professoras da FURG e do IFRS. Isso não é só uma questão de fazer eventos ou atividades culturais, isso é um ponto fundamental para reforçar o sindicato e a luta política, que é o grande objetivo e o motivo de existência da Associação”, explicou o professor.
Outro ponto salientado pelo futuro presidente da APROFURG foi a união, que segundo ele é fundamental para o fortalecimento da categoria. “Já estamos em diálogo com outros sindicatos, começando pela própria universidade, com a APTAFURG, DCE, assim como outros sindicatos da área da educação, entre eles o SINPRO, SINTERG e CNTE, porque não faz sentido uma luta isolada. Temos que trabalhar junto com as outras categorias dentro e fora da FURG e do IFRS”, destacou Engelke.
Por fim, Cristiano explicou que a APROFURG precisa melhorar a sua atuação dentro do ANDES-SN, adotando uma postura mais pró-ativa junto ao sindicato nacional da categoria. “Devemos melhorar a nossa atuação dentro do ANDES-SN, além de ter um papel mais atuante, e uma participação mais efetiva. Temos que passar a ser protagonistas dentro das atividades do ANDES. Em razão disso, nós compusemos essa chapa e somos um grupo que surge e que se aproxima justamente já participando a partir da base como oposição. Nesse sentido, buscamos criar e reforçar os grupos de trabalho já existentes, participando mais e nos articulando”, finalizou o professor.
A assembleia de posse da nova diretoria está marcada o dia 06 de junho, na sede da APROFURG, com horário ainda a ser definido.
________________________________________________________________________________
Números Oficiais da Apuração APROFURG
Chapa 1 - “Democracia em Movimento” - 139 votos - 91%
Brancos e Nulos - 14 votos - 9%
Total de 153 votos
Números Oficiais da Apuração/ANDES-SN
Chapa 1 - “Andes Autônomo e de Luta” - 65 votos - 42%
Chapa 2 - “Renova Andes” - 74 votos - 48%
Brancos e Nulos - 14 votos - 10%
Total de 153 votos