Reunião conjunta de GTs do ANDES-SN debaterá financiamento de educação e ciência

Os Grupos de Trabalho de Ciência e Tecnologia (GTCT), de Política Educacional (GTPE) e de Verbas (GTVerbas) do ANDES-SN se reunirão em Brasília (DF) no dia 16 de fevereiro para debater, conjuntamente, a situação do financiamento da educação e da ciência no Brasil. Nos dias 17 e 18, os GTs realizam reuniões próprias.

A convocação para a reunião conjunta foi reenviada pelo ANDES-SN por meio da Circular 13/18. A reunião iniciará às 14h, com um debate que contará com a presença de três convidados que estudam financiamento em educação e ciência públicas: Vera Jacob, docente da Universidade Federal do Pará (Ufpa), Luiz Fernando Reis, docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e presidente da Associação dos Docentes da instituição (Adunioeste – Seção Sindical do ANDES-SN), e José Marcelino Pinto, da Universidade de São Paulo (USP).

Olgaíses Maués, 3ª vice-presidente do ANDES-SN e uma das coordenadoras do GTPE, ressalta que é fundamental a participação dos docentes na reunião. “É muito importante que as seções sindicais enviem representantes para poder multiplicar as informações debatidas nesse encontro em seus locais de trabalho”, afirma.

“Essa reunião é uma deliberação do 37º Congresso do ANDES-SN, para que possamos iniciar um documento para ser socializado sobre o tema, mostrando onde estão os gargalos do financiamento da educação pública no Brasil. Queremos analisar, por exemplo, quanto dinheiro está indo indiretamente para o Prouni, já que o governo deixa de arrecadar impostos, analisar o Fies, analisar o fundo público que está sendo destinado às instituições privadas de educação”, completa a diretora do Sindicato Nacional, que lembra que a educação e a ciência públicas sofrem uma perda dupla, já que tanto o orçamento é cortado quanto o pouco orçamento que resta é destinado ao setor privado.

Uma nova reunião conjunta dos três GTs está marcada para 6 de abril, para operacionalizar a produção do documento sobre o financiamento da educação e da ciência.

CONFIRA AQUI A CIRCULAR 13/18

--
Confira o calendário

Dia 16/2/2018

Manhã

Reunião das coordenações do GTC&T, GTPE e GTVerbas

Tarde e Noite - Das 14h às 21h

Reunião dos plenos do GTC&T, GTPE e GTVerbas

Pauta:

1. Realização de pesquisa sobre crise de financiamento das universidades federais, estaduais e do complexo público de C&T.

Dias 17 e 18/2/18

Horários: Dia 17 - das 9h às 19h

                   Dia 18 – das 9h às 13h

Reuniões isoladas do GTC&T, GTPE e GTVerbas

Pauta do GTC&T:

1.            Informes (diretoria e seções sindicais).

2.            Deliberações do 37º Congresso.

3.            Planejamento da atividade no Fórum Social Mundial (Salvador, de 12 a 17 de março de 2018).

Pauta da reunião do GTPE:

1.            Informes (diretoria e seções sindicais).

2.            Deliberações do 37º Congresso.

Pauta da reunião do GTVerbas:

1.            Informes (diretoria e seções sindicais).

2.            Operacionalização da pesquisa sobre crise orçamentária das IFES, IEES/IMES e complexo público de C&T.

logo-facebookTwitter-High-Quality-PNG

Contato

Endereço: Av. Itália, km 08 - Bairro Carreiros, Rio Grande - RS, 96203-000

Telefone:(53) 3230-2522 / 3230-1939