Carta convite - À APROFURG

Há uma verdadeira luta dos conservadores contra a inclusão do debate sobre gênero e sexualidade nas escolas e nas bases curriculares. A luta é tanta que eles foram capazes de criar uma fórmula discursiva, uma expressão cristalizada que é mobilizada, de forma virulenta, a todo o momento neste debate: “ideologia de gênero”. A expressão é mobilizada pelos conservadores em enunciados que reivindicam lutar contra (essa tal de) “ideologia de gênero”. A expressão “ideologia de gênero” também é atestada na forma como o movimento conservador e tem silenciado a discussão sobre gênero e sexualidade (principalmente nos espaços educativos) por todo país.

            A onda de retrocesso está em toda parte, em todos os fatores e situações, mas ser LGBT no Brasil está cada vez mais difícil. Em 2017 foi o ano em que estamos perdemos a cada dia os direitos que demoramos décadas para garantir. A onda conservadora retirou da escola o papel de promover igualdade de gênero, retira o direito de crianças Trans estudarem e utilizarem o banheiro conforme sua identidade de gênero, diminuiu a expectativa de vida de pessoas Trans e travestis em 8 anos, passando de 35 para 27. Em 2017 foi o ano em que os LGBTS foram colocados em fogueiras em praça pública e a sociedade assistiu calada a tantas barbáries.

Para que 2018 e os seguintes anos não sejam como a morte terrível da Travesti Dandara, é necessário movimentar-se, defender a igualdade de gênero, orientação e identidade.

Neste sentido, convidamos vossa organização, associação, grupo, coletivo para se juntar a nós do Coletivo Camaleão, nesse evento cultural e político. A atividade será aberta a todas as entidades e grupos que estiverem dispostos a apoiar, propor atividades, de caráter lúdico, político, ajudando na divulgação da atividade e de vosso grupo ou coletivo. A previsão é que o festival conte com cerca de 300 a 400 pessoas ao decorrer do dia, sendo um espaço importante para divulgação de diversas iniciativas.

Contamos com vossa colaboração e nos colocamos abertos a propostas. Vamos juntas e juntos dia 17 de dezembro, no Cassino, Avenida Rio Grande, gritar contra o retrocesso que nos mata dia a dia, com muita alegria e perseverança.

Atenciosamente Coletivo Camaleão


logo-facebookTwitter-High-Quality-PNG

Contato

Endereço: Av. Itália, km 08 - Bairro Carreiros, Rio Grande - RS, 96203-000

Telefone:(53) 3230-2522 / 3230-1939

Whatsapp: (53) 98131-6441

aprofurg@aprofurg.org.br